Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ficção Científica


Como nós imaginamos a humaninade no século XXII? O homem destruirá a Terra? Os 11 universos paralelos citados na Teoria das Cordas são reais? Os televisores terão cheiros? Que tipo de máquina nos escravizará? Os transplantes de células troncos transformarão a raça humana em uma super raça?
Essas e outras tantas são motrizes para um escritor de ficção científica . "Ao questionar o que seremos amanhã, temos a chance de refletir sobre o que somos hoje.
O que hoje chamamos de ci~encia só começou a existir no séculoXVII quando foi sistematizado o método científico. Com base na lógica e na razão busca-se entender o Universo.

A ciência é uma das bases das histórias de ficção científica. Os escritores procuram unir a fantasia ao que tem lógica e é racional. Muitas vezes a fantasia predomina e em outras ficamos mais próximos do que acontedcerá no futuro,ou simplesmente ficamos a imaginar o que poderia acontecer.
Mary Shelley(1797-1851) é considerada a "mae" da ficcção científica embora seus romancs tenham toque de terror( Frankeinstein). O francês Júlio Verne (1828-1905)pode ser considerado o "pai" desse gênero, pois para escrever viagens à Luas , ao centro da Terra e ao fundo do mar lançou mão de todo o conhecimento científico disponível na época. Essas história basearam-se em especulações lógicas no século XIX.
Viagem à Lua -Júlio Verne


Viagem ao centro da Terra- Júlio Verne

Viagem ao fundo do mar - Júlio Verne


Em 1926, Hugo Gernsback que também era inventor criou uma revista chamada Amazing Stories( histórias incríveis). Nessa época as histórias ainda eram vistas como sensacionalistas e fantasiosas.



Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas interessam-se por narrativas do que poderia acontecer com o homem no futuro. Isaac Asimov, Arthur C. Clarck e Ray Bradbury produziram histórias de ficção científica.
Outros interessados pelo comportamento humano  em sociedades futuras , escreveram por exemplo, Admirável Mundo Novo( George  Orwell -1984) e As Portas da Persepção(Aldous Huxley).


FICCÇÃO CIENTÍFICA NO CINEMA

A produção cinematográfica  (Fahreith 451)foi baseada numa narrativa do escritor Ray Bradbury, que conta a hiostória do governo que PROÍBE  A LEITURA E CONDENA OS LIVROS, passando a queimá-los e destruí-los, Pore´m num bosque, viveme escondidos os HOMENS-LIVROS. Cada um dels memorizava uma obra prima literária e dessa forma preservaram as histórias para as gerações futuras.
Segue Treiller legendado

Esse filme remete a uma outra história , bem mais recente intitulada "A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS"  Marku Suzak






Em 2001, o filme Uma Odisseia no espaço ( Stanley Kubrick), trata da possibilidade de máquinas inteligentes  assumirem o controle.
Veja o treiller.



Por hoje é só pessoal, amanhã teremos atualizações neste espaço.
Até mais
Líbia


Seguindo a mesma temática, vale destacar a trilogia  Matrix



Temos também o "De volta para o futuro...




...e ainda temos O Exterminador do Futuro...


Esepro que tenham gostado. Daqui para frente seguirão nossos estudos sobre a Estrutura Narrativa. Até amanhã, pessoal!
Líbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia