Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

ATIVIDADE AVALIATIVA - SEGUNDO BIMESTRE - 2012




logo-transparente
ESCOLA MUNICIPAL ÁLVARO BOTELHO
                   AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS   PROFA. LÍBIA A. CARLOS

NOME: ________________________________________ Nº _______

ANO: ________ TURMA: _______ DATA:___/___/____  VALOR: ______

 

Educação para um Brasil melhor



Um país se constrói da mesma forma que se constrói uma casa. E como se constrói uma casa¿ Por onde se começa¿ antes dos tijolos, do cimento, dos ferros e das telhas, é preciso que haja um desejo. Aquele momento quando alguém diz: “Que bom seria se eu tivesse uma casa!” Se o desejo bate forte, ele se transforma em Sonho. O Sonho é quando o desejo fica visível: a casa amarela, terá uma varanda com rede, um jardinzinho na frente, uma cozinha gostosa...

Essa casa é um Sonho. Mas não se pode morar numa casa sonhada. Os Sonhos sozinhos, são fracos. Ai, para transformar a casa sonhada em casa de verdade, o Sonho chama em seu socorro a Inteligência. A Inteligência é o poder que torna possível a realização dos Sonhos... os Sonhos fazem pensar.

A gente sonha, e o Sonho põe a Inteligência para funcionar: ela pensa na planta da casa, o custo, o financiamento, os materiais necessários, os pedreiros, a administração...

Um país é uma casa grande onde construímos nossas pequenas casas. Constrói-se um país da mesma forma como se constrói uma casa. Com uma diferença. Para eu construir a minha casa, bastam o meu Sonho e a minha Inteligência. Mas, para se construir essa grande casa chamada país, é preciso que muitos sonhem o mesmo Sonho. Quando muitas pessoas sonham juntas o mesmo Sonho dessa grande casa chamada país, temos um povo. É o povo que constrói um país.
Esta é uma das missões da educação: formar um povo. Ou seja, ajudar as pessoas a sonhar Sonhos comuns para que juntas, possam construir um país melhor.
As escolas devem ser espaço onde alunos e professores sonham e compartilham Sonhos, porque sem Sonhos comuns não há povo, e não havendo um povo não se pode construir um país.
Se eu sonho com um país de águas cristalinas e natureza preservada, um país ético onde os governantes se preocupem com o povo, que governem para o bem do povo, meu Sonho pessoal será inútil se não houver muitos que sonhem esse mesmo Sonho. Caso contrário, as florestas serão destruídas e as águas serão poluídas e o povo continuará sofrendo.
Mas, como já disse, os Sonhos não bastam. Eles precisam da ajuda da Inteligência. Acontece que a Inteligência tem ideias próprias: só funciona quando um Sonho ( ainda que bem pequeno) lhe dá ordens.
É inútil obrigar a Inteligência a aprender mil coisas que não estão ligadas aos Sonhos.
A Inteligência esquece logo ( porque é inteligente!)
O que sobrou em você de tudo o que você teve de aprender na escola?
Você esqueceu, porque aqueles saberes não eram resposta aos seus sonhos.
É assim que construímos a nossa vida: com Sonhos e Inteligência.
É assim que se constrói um país: com Sonhos e Inteligência.
Esse é o programa fundamental da educação se quisermos construir um país melhor!



Rubem Alves

De acordo com o texto responda as seguintes questões:



1)       O tema do texto é:
(   ) A construção de uma casa;
(   ) A Educação brasileira;
(   ) A realização dos sonhos;
(   ) Nenhuma das alternativas anteriores

2)       Para o autor, a realização dos sonhos está vinculada à:
(   ) Desejo e inteligência;
(   ) Desejo e recursos;
(   ) Sonho e recursos;
(   ) Inteligência e trabalho individualizado.

3)       De acordo com o texto, os sonhos sozinhos são :
(   ) Fortes;
(   ) Fracos;
(   ) Coerentes;
(   ) Impossíveis;

4)       Ainda, de acordo com o texto, para se construir essa grande casa chamada país, é preciso:
(    ) Que a maioria  sonhe o mesmo sonho;
(    )  Que muitos sonhem o mesmo sonho;
(    ) Que a classe economicamente rica realize o sonho.
(    ) Que o Governo Federal ajude mais a população criando outros tipos de auxílio financeiro à população mais carente.

5)       O fragmento textual: “Ou seja, ajudar as pessoas a sonhar Sonhos comuns para que juntas, possam construir um país melhor.” faz parte de: 
(    ) Uma das atribuições do sonho;
(    ) Uma das missões da educação;
(    ) Um dos aspectos impossíveis de serem atingidos;
(    ) Conversa de político;




6)       Por que o autor afirma: “...as florestas serão destruídas e as águas serão poluídas e o povo continuará sofrendo.”¿
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


7)  É correto afirmar que , para Rubem Alves:

(   ) As escolas devem ser espaço onde professores sonhem  e compartilhem Sonhos, porque sem Sonhos comuns não há povo.
(   ) As escolas devem ser espaço onde alunos e professores sonham e compartilham Sonhos, porque sem Sonhos comuns não há povo, e não havendo um povo não se pode construir um país.
(    ) As escolas devem ser espaço onde alunos sonhem e compartilhem Sonhos, porque não havendo um povo não se pode construir um país.
(   ) Nenhuma das alternativas anteriores

8)       De acordo com os estudos feitos em sala de aula responda:
Onde nasceu ( cidade e estado ) o escritor Rubem Alves ¿
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9)       Comente sobre o último texto desse autor lido em sala de aula.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 ) Identifique o(s)  palíndromo(s)  existente(s) na música de Caetano Veloso.
Irene
Eu quero ir, minha gente, eu não sou daqui

Eu não tenho nada, quero ver Irene rir

Quero ver Irene dar sua risada

Quero ver Irene dar sua risada
Irene ri, Irene ri, Irene
Irene ri, Irene ri, Irene
Quero ver Irene dar sua risada


11)   De acordo com os estudos feitos sobre formação das palavras, assinale a alternativa que relaciona corretamente a classificação das palavras abaixo:

Desfazer -  sutileza -  entristecer -  incorretamente – pescar}pesca – O não para você, pode ser um sim para mim.
(   ) composição por justaposição, prefixação, sufixação, derivação parassintética, derivação prefixal e sufixal, derivação regressiva, derivação imprópria.
(   ) prefixação, sufixação, derivação parassintética, derivação prefixal e sufixal, derivação regressiva, derivação imprópria.
(   ) composição por aglutinação, prefixação, sufixação, derivação parassintética, derivação prefixal e sufixal, derivação regressiva, derivação imprópria,
(   ) prefixação, sufixação, derivação prefixal e sufixal, derivação regressiva, derivação imprópria,  derivação parassintética.

12)   Desafio:

De acordo com postagem feita no Blogue APRENDER É DIVERTIDO – LÍBIA CARLOS, qual é a origem etimológica da palavra idiota ¿

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia