Pesquisar este blog

domingo, 17 de fevereiro de 2013

MEIA!? INVENÇÃO OU DISTORÇÃO DE BRASILEIROS



Pessoal, este texto me foi passado por um aluno após uma aula , na qual falava a todos  sobre o entendimento distinto  da palavra (meia) no diálogo entre uma portuguesa e eu .

Gostei imenso do texto que compartilho com todos.

 Abraços e bons estudos...
Líbia A. Carlos


Na recepção de um salão de convenções em Fortaleza- Por favor, gostaria de fazer minha inscrição para o Congresso.- Pelo seu sotaque vejo que o senhor não é brasileiro. O senhor é de onde?- Sou de Maputo, Moçambique.- Da África, né?- Sim, sim, da África.- Aqui está cheio de africanos vindos de toda parte do mundo. O mundo está cheio de africanos.- É verdade. Mas se pensar bem, veremos que todos somos africanos, pois a África é o berço antropológico da humanidade.- Pronto, tem uma palestra agora na sala meia oito.- Desculpe, qual sala?- Meia oito.- Podes escrever?- Não sabe o que é meia oito? Sessenta e oito, assim, veja: 68.- Ah, entendi, meia é seis.- Isso mesmo, meia é seis. Mas não vá embora, só mais uma informação: A organização do Congresso está cobrando uma pequena taxa para quem quiser ficar com o material: DVD, apostilas etc. Gostaria de encomendar?- Quanto tenho que pagar?- Dez reais. Mas estrangeiros e estudantes pagam meia.- Hmmm! Que bom. Ai está: seis reais.- Não, o senhor paga meia. Só cinco, entende?- Pago meia? Só cinco? Meia é cinco?- Isso, meia é cinco.- Tá bom, meia é cinco.- Cuidado para não se atrasar, a palestra começa às nove e meia.- Então já começou há quinze minutos, são nove e vinte.- Não, ainda faltam dez minutos. Como falei, só começa às nove e meia.- Pensei que fosse às 09h05min, pois meia não é cinco? Você pode escrever aqui a hora que começa?- Nove e meia, assim, veja: 09h30min.- Ah, entendi, meia é trinta.- Isso mesmo, nove e trinta. Mais uma coisa senhor. Tenho aqui um folder de um hotel que está fazendo um preço especial para os congressistas. O senhor já está hospedado?- Sim, já estou na casa de um amigo.- Em que bairro?- No Trinta Bocas.- Trinta bocas? Não existe esse bairro em Fortaleza. Não seria no Seis Bocas?- Isso mesmo, no bairro Meia Boca.- Não é meia boca, é um bairro nobre.- Então deve ser Cinco Bocas.- Não, Seis Bocas, entende? Seis Bocas. Chamam assim, porque há um encontro de seis ruas, por isso seis bocas. Entendeu?- E há quem possa entender?

2 comentários:

  1. Sinto-me lisonjeado por postar meu texto, mas peço a gentileza de citar a autoria.
    http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4001596

    Grato,
    Jansen Viana

    ResponderExcluir
  2. Prezados leitores deste espaço.
    Conforme comentário acima, pude atribuir autoria a um texto que chegou ao meu email sem a mesma. Fico feliz em ter tido a oportunidade de corrigir esta falha com o comentário enviado a este espaço , pelo próprio autor de um texto tão inteligente.
    Obrigada a todos e todas que têm acompanhado as postagens deste blog...
    Líbia

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia