andyrodriguesartworld.blogspot.com
"Sobre a história do quadro o grito, sabe-se que foi inspirado no desaparecimento da ilhade krakatoa ( Indonésia) , arrasada por um terremoto seguido de uma tsunami . Há relatos dos astrônomos da Texas State University, depois de cuidadosas pesquisas, anunciam que o céu vermelho pintado por Munch era vermelho de fato.[...] O prof. Donald Olson lembra que de novembro de 1883 a fevereiro de 1884, os céus da Europa ficaram cobertos pela cinza vulcânica da erupção do Krakatoa, [...] inclusive em Oslo (Noruega), onde Munch pintou o seu quadro. Jornais da época mencionam os crepúsculos avermelhados devido à cinza vulcânica no ar. Os astrônomos afirmam ter localizado a ponte que aparece no quadro, e que o ponto de vista assumido pelo pintor está voltado exatamente para sudoeste, ou seja, a direção exata da Indonésia.
Há muitas análises a serem feitas a partir destas informações e da obra de arte produzida por Munch.
Add caption |
2)Trata-se de uma"assinatura"feita pelo autor que remete ao nome do grupo Die Brücke ( a ponte) do grupo expressionista ao qual Munch fazia parte?
3) A cor azul, já mesclada por tons que remetem ao laranja ( lavas) e o preto da destruição?
4)As cores fortes em laranja estariam a simbolizar as lavas
vulcânicas?
vulcânicas?
5) A figura do Grito terá conseguido chegar ao outro lado da ponte e se salvar?
6) Que figuras são as duas ao fundo ?
Enfim, há uma enormidade de caminhos a serem avaliados . Todas as pessoas interessadas em contribuir com esse questionamento serão muito bem vindas. A arte é libertadora e formadora de mentes .
Por Líbia Aparecida Carlos
Edward Munch
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia