Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CASTRO ALVES




Nascido  na zona rural, Fazenda de Cabaceiras, no estado da Bahia, Antônio Frederico de Castro Alves ( Castro Alves) era filho de Antônio José Alves e de Clélia Brasília da Silva Castro  que faleceu quando seu filho estava com apenas 12 anos. Considerado “cantor dos escravos” por engajar-se nas causas da liberdade e da justiça, bem como da independência da Bahia e, sobretudo na luta contra a escravidão, Castro Alves foi colega de Rui Barbosa no   colégio de Abílio César Borges( futuro barão de Macaúbas) e já naquela época demonstrava imensa vocação para a poesia.
Durante o Curso Jurídico participou ativamente da vida estudantil e literária. Hábil orador tornou-se mais tarde um dos arautos do movimento abolicionista e da causa republicana. 

 Foi apaixonado pela atriz portuguesa Eugênia Câmara que introduziu o escritor à vida literária após interpretar na Bahia   um drama escrito em prosa pelo amado “O Gonzaga ou a Revolução de Minas”Em companhia do escritor, a atriz portuguesa apresentou-se também no Rio de Janeiro e em São Paulo
 Em 1968, quando cursava o terceiro ano  da Faculdade de Direito do Lago de São Francisco, atirou acidentalmente em um dos pés, durante uma caçada. Tal fato culminaria, com a amputação do pé.
Vítima da tuberculose faleceu um ano após a publicação do Livro “Espumas Flutuantes’ (1970).
O escritor Castro Alves é o patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras
                                                                               Academia Brasileira de Letras
Obras do autor:                                     

“Espumas Flutuantes”onde se pode encontrar “Os Escravos, Navio Negreiro”, “A Cachoeira de Paulo Afonso”, “Gonzaga ou a Revolução de Minas”. 
 Profa. Líbia Aparecida Carlos



                                                                     Navio Negreiro



UM ÍNDIO


“O Gonzaga ou a Revolução de Minas”

7 comentários:

  1. Achei muito interessante, a historia de Castro Alves.
    A historia, me chamou bastante a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, estou achando esse blog muito legal, pois ele contém muitas coisas que nos fazem refletir, e podemos conhecer pessoas que foram marcadas no passado aumentando o nosso conhecimento.
      Também achei muito legal a história de Castro Alves!

      Excluir
  2. Eu achei muito interessante, a história de Castro Alves,pois eu nunca tinha ouvido falar sobre ele.A sua história me chamou muita atenção,pelos acontecimentos, como quando ele se apaixona pela atriz portuguesa, e quando ele acidentalmente atira em um dos seus pés,ele não morre, mas seu pé foi amputado, e quando ele morre um ano após da publicação do livro "Espumas Flutuantes" em (1970).Vale apena conhecer a história de Castro Alves!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a história do navio negreiro muito imteresante.
    A história do castro alves e a atriz portuguesa me chamo muito atenção

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito
    Maryana Fabian

    ResponderExcluir
  5. Yara Aparecida ,Eu gostei ,muito

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia