Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2012

MÚSICA VAI PASSAR - CHICO BUARQUE E FRANCIS HIME

Olá, pessoal!
Assistam  o vídeo com a música  Vai Passar de Chico Buarque e Frnacis Hime e  façam a atividade proposta.
Bom trabalho a todos e todas...
Líbia A. Carlos


ATIVIDADE I 
1) Identifique metáforas contidas nesta canção.

2) Identifique ao lado das estrofes, o(s) fato(s) e o(s)  período(s).

3) Postem as respostas  neste espaço .
  
ATIVIDADE II - na escola

Acesse os links na PESQUISA ESCOLAR - PORTAL POSITIVO,  nos quais a  figura da mulher no universo carnavalesco [e  abordada e...
1) Analise  os esteriótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Reflita sobre a situação da figura feminina desde os primeiros anos de folia. 

2) De que forma a mulher  pode contribuir para o combate à formação desse esteriótipo e degradação da imagem  feminina?

3) Como você avalia  a situação citada na questão anterior na cidade onde vive?

Faça as anotações e organize o material para promovermos um debate em sala de aula sobre  essa temática.


11 comentários:

  1. ATIVIDADE I
    1) Identifique metáforas contidas nesta canção.
    R: É uma musica de carnaval

    2) Identifique ao lado das estrofes, o(s) fato(s) e o(s) período(s).
    R: Passa no começo da musica e quase no fim

    ResponderExcluir
  2. As repostas abaixo se referem em relação a atividade 1

    1As metáforas contidas na letra da música são todas essas abaixo:
    Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar
    Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
    Que aqui sangraram pelos nossos pés;
    Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
    sem perceber que era subtraída
    Em tenebrosas transações;
    Seus filhos erravam cegos pelo continente,
    levavam pedras feito penitentes.
    2 - A primeira estrofe é fato,a segunda é período, terceira é fato, quarta é fato, quinta é fato, sexta é período.

    ResponderExcluir
  3. Atividade I

    1- O que Chico estava falando,era sobre o nosso querido Brasil. Do tempo da ditadura, do tempo que muitos foram obrigados a fugir. Tempo em que se falava mal de todos que tinha alguma cultura e pudesse oferecer perigo, de abrir os olhos do povo. Tempo em que a divida externa do Brasil foi a loucura.


    *Líbia,eu não entendi a pergunta número 2 da atividade I,você poderia me explicar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. É bastante interessante a história da música de Chico Buarque,porque durante a letra da música,você percebe que ali dentro ,temos a introdução do Brasil naquela época.

    ResponderExcluir
  5. Líbia,vou começar a fazer o power point hoje,e gostaria de saber para que dia que é a entrega do power point no blog.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Minha autobiografia

    Quando estava prestes a nascer recebi o nome de Larissa,meus pais tinham muitos planos para a mim,mas assim que nasci mudaram toda a tragetoria de suas vidas,recebi o nome de THALITA CHRISTINA e tudo apartir deste momento mudou na vida deles.1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,meses se passaram e sempre crescendo e desenvolvendo mais,no aniverssario de 1 ano fizeram uma linda festinha e apartir daí tudo foi mudando.
    Com 1 ano e 5 meses já pensava que falava da melhor maneira possível e tudo para mim era muito bom! Com 1 ano e 9 meses já andava na casa toda e a minha vida ate 2 anos sempre tudo bom e engraçado para mim.quando completei 2 anos começei a escapar do berço, não parava nem um estante de fazer bagunça.
    Com 3 aninhos já adorava sair de casa, com minha mãe, e um dia eu e mina mãe saímos para passear , e logo depois encontramos nossa prima,e depois de muito conversar falei para minha mamãe me da achave porque estou com pressa para ir embora!E assim a vida continuou com varias e boas diverçoes na casa e na família,porque cada dia cresce um novo na família,ganhei um lindo irmão chamado Thalisson Felipe,para todos uma imensa alegria ter um irmão.fiz 4 anos e recebi outro irmão chamado MARCUS ELLIAS mais uma alegria para nos.
    Se passou o tempo e com 5 anos anos já falava , andava e não parava , so parava dormindo ;6 anos começei a estudar naminha primeira escola foi ALVARO BOTELHO minha professora TANIA ,Com 7,8,9,10,a minha vida foi feliz, alegre,engraçada e boa de viver.
    Com 11 anos fiquei mais legal do que eu era, começei a fazer varias e boas amizades ,com 12 fiquei melhor porque minha vida estava melhorando entendendo o mundo de uma forma diferente.
    Hoje estou com 13 anos e feliz porque, ate aqui tem me ajudado o senho r , seja na caminha,no andar ,no falar e sempre ser feliz ,porque temos que ser o que somos ,não o não somos e nãofaz burrada na vida para agradar algem temos que ser feliz da maneira que somos do jeito meigo,amoroso, simpático e feliz por saber que somos capaz temos potencial e não esconder o talento que temos a traz da cortina devemos mostrar a todos o que somos e somos capazes de fazer vamos correr atrz do nosso futuro e ser bem melhor.


    MINHA AUTOBIOGRAFIA
    THALITA CRHISTINA
    01/03/2012

    ResponderExcluir
  7. Júlia Aparecida de Jesus.
    Líbia achei muito interessante o video do Chico Buarte

    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  8. Líbia, o Rafael trabalhou o dia todo e foi direto pra aula, eu tentei fazer sozinha,consegui fazer o power point, mas não deu pra enviar.Minha mãe também tentou e não conseguiu, fiquei o dia inteiro tentando, mas eu não vou desistir, mesmo tendo passado da data de válidade da entrega.Assim que eu tiver acesso ao meu tio vou enviar, mesmo se não for mais pra valer nota, porque eu me esforcei muito pra fazer o power point e eu vou enviar do computador do Rafael,assim que ele chegar em casa.
    Fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  9. Eu achei interessante o vídeo de Chico Buarque.
    Sinceramente falando, eu nunca tive interesse por esse tipo de música, eu fiquei surpresa comigo mesma, ,as eu achei muito legal.

    ResponderExcluir
  10. Líbia, eu estou gostando muito da matéria que estamos vendo na aula.

    ResponderExcluir
  11. Líbia gostaria de saber se você vai colocar mais desafios na próxima prova.
    Na nossa última prova tivemos o seguinte desafio:qual é a maior palavra da língua portuguesa, e o que ela significa? No qual a resposta seria: Pneumoltramicroscópiocílicovulcanoconiose, que significa inalação de fumaça vulcanica.
    Espero aciosamente sua resposta,obrigada.

    Yúrika Cabral - 8º ano Castro Alves

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia