Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ditongos



Em cada sílaba só pode haver uma vogal. Quando aparecem duas vogais na mesma sílaba, na verdade não são duas vogais, mas uma semivogal e uma vogal. Dá-se o nome de semivogal aos sons do "i" e "u" que aparecem ao lado de uma vogal na mesma sílaba. O encontro de uma vogal com uma semivogal chama-se ditongo. Veja os ditongos assinalados nas seguintes palavras: pei-xe, cha-péu,an-dei, ca-dei-ra, len-çóis, pa-pai, ma-mãe, ou-sar, má-goa, po-rão, his-tó-ria, sé-rie, re- sí-duo.

como se observa, a semivogal /i/pode ser representada pela letra"i" ( pa-pai) ou pela letra "e" ( ma-mãe ); a semivogal /u/ pode ser representada pela letra "u" ( cha-péu, ou-sar) ou pela letra "o" ( má-goa, porão).

O ditongo é decrescente quando primeiro vem a vogal e depois a semivogal, como em pei-xe, cha-péu, an-dei, ca-dei-ra, len-çóis, pa-pai, ma-mãe, ou-sar, po-rão.
O ditongo é crescente quando primeiro vem a semivogal e depois a vogal, como em má-goa, his-tó-ria, sé-rie,re-sí-duo,O Acordo chama de "proparoxítonas aparentes"essas palavras paroxítonas que terminam em ditongo crescente.

Um comentário:

  1. Júlia Carvalho 7º ano A1 de agosto de 2011 às 12:54

    Gostei muito do seu blog.
    Eu achei muito interessante em saber dessas coisas que eu havia esquecido.
    Parabéns...
    Continue assim , cada vez melhor.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia