Em cada sílaba só pode haver uma vogal. Quando aparecem duas vogais na mesma sílaba, na verdade não são duas vogais, mas uma semivogal e uma vogal. Dá-se o nome de semivogal aos sons do "i" e "u" que aparecem ao lado de uma vogal na mesma sílaba. O encontro de uma vogal com uma semivogal chama-se ditongo. Veja os ditongos assinalados nas seguintes palavras: pei-xe, cha-péu,an-dei, ca-dei-ra, len-çóis, pa-pai, ma-mãe, ou-sar, má-goa, po-rão, his-tó-ria, sé-rie, re- sí-duo.
como se observa, a semivogal /i/pode ser representada pela letra"i" ( pa-pai) ou pela letra "e" ( ma-mãe ); a semivogal /u/ pode ser representada pela letra "u" ( cha-péu, ou-sar) ou pela letra "o" ( má-goa, porão).
O ditongo é decrescente quando primeiro vem a vogal e depois a semivogal, como em pei-xe, cha-péu, an-dei, ca-dei-ra, len-çóis, pa-pai, ma-mãe, ou-sar, po-rão.
O ditongo é crescente quando primeiro vem a semivogal e depois a vogal, como em má-goa, his-tó-ria, sé-rie,re-sí-duo,O Acordo chama de "proparoxítonas aparentes"essas palavras paroxítonas que terminam em ditongo crescente.
Gostei muito do seu blog.
ResponderExcluirEu achei muito interessante em saber dessas coisas que eu havia esquecido.
Parabéns...
Continue assim , cada vez melhor.