Pesquisar este blog

sábado, 23 de julho de 2011

Palíndromos


   O que são palavras palindromáticas?

Palíndromo s.f. (1873)1diz-se de ou frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para direitaou vice-versa 2VRS m.q. ANACÍCLICO*ETIM.gr.palíndromos, os,on' que corre em sentido inverso, que volta sobre os teus passos.(Dicionário HOUAISS p.1417 2009 1ª edição

Exemplo: ANA, OVO,


Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!, Roma me tem amor

O título da música Irene ri( Caetano Veloso) é um palíndromo.

Olá, galo; A mala nada na lama; A grama é amarga; Amassa, má.(Millôr Fernandes)

Luza Rocelina, a namorada do Manuel, leu na moda da romana: anil é cor azul;

O romano acata amores a damas amadas e Roma ataca o namoro.

Alguém se lembra de mais algum?
Até a proxima dica.
Líbia

2 comentários:

  1. Gostei muito , eu acho essa matéria muito interessante .

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa matéria,nossa eu amo Português!

    Lucas

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem-vindo ou bem-vinda !Seu comentário contrutivo refletirá em um conteúdo melhor para todos.
Obrigada...
Líbia